top of page
2_edited.png

Condições para Submissão 

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar se a submissão está em conformidade com todos os itens abaixo.

Submissões que não atenderem às normas serão devolvidas para os autores:


1. Originalidade e Ineditismo: a contribuição deve ser original, inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista.


2. Formato e Estilo: o manuscrito deve estar em conformidade com os padrões de formatação e estilo apresentado no template nas Diretrizes para Autores, além de estar no formato Microsoft Word (.docx).

3. Referências Bibliográficas: as referências devem seguir o estilo APA (7ª edição) conforme indicado no template da revista.


4. Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.


5. Título, Resumo e Palavras-chave: o texto deve apresentar título, resumo e palavras-chave nas versões em português, inglês e espanhol.


6. A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.


7. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.


8. Submissão de Documentos Complementares: Carta de Identificação e Declaração de Originalidade e Ineditismo

9. Considerações Éticas: a revista publica apenas artigos que estejam em conformidade com as práticas centrais do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como as Diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os autores devem garantir que suas pesquisas foram conduzidas de acordo com as normas éticas vigentes, respeitando os princípios de integridade, transparência, responsabilidade e honestidade.


10. Após a conclusão da submissão é proibida a inclusão e/ou exclusão de autores, bem como, alteração de título do artigo.


A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

Normas para Elaboração de Manuscritos

A Revista et al. Educação e Tecnologia para Aprendizado Avançado aceita para avaliação trabalhos inéditos e originais, que não tenham sido publicados em outro periódico ou submetidos simultaneamente a outras revistas.

 

Serão aceitos manuscritos nos formatos de artigo empírico, revisão sistemática integrativa, estudo de caso, ensaio teórico, relato de experiência e resenha. Os textos podem ser submetidos em português ou inglês.


O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais e concedem à Revista et al. o direito de primeira publicação e permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 


Os autores se responsabilizam integralmente pelo conteúdo, redação, revisão linguística, exatidão das informações e adequação das citações e referências utilizadas. O manuscrito deve ser submetido em formato Microsoft Word (.docx), conforme o template oficial da revista. É expressamente proibida qualquer alteração na formatação do template, sob pena de arquivamento da submissão.


O arquivo enviado não deve conter identificação de autoria no corpo do texto, nas propriedades do documento nem em notas de rodapé. Informações como nome completo, filiação institucional, e-mail de contato, endereço postal e uma breve descrição do currículo (de até três linhas) devem ser inseridas exclusivamente nos campos apropriados do sistema de submissão.


A formatação do manuscrito deve seguir integralmente as orientações do template oficial da revista. O limite de extensão do manuscrito, deve ter entre 4.000 e 6.000 palavras, contando-se do primeiro título de seção até a última palavra da última seção, excluindo os resumos e as referências.


Todos os manuscritos devem conter título no idioma original do texto, título traduzido para o inglês e para o espanhol, resumos nos três idiomas (com até 250 palavras cada), acompanhados de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto final. O uso de palavras-chave presentes no vocabulário controlado da UNESCO é recomendado (www.vocabularies.unesco.org).


As citações e referências devem seguir o estilo da APA (7ª edição), conforme indicado no template. Citações diretas com até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, entre aspas duplas, e aquelas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de parágrafo, fonte tamanho 11, espaçamento simples e sem aspas. Tabelas, quadros, gráficos e figuras devem seguir os critérios de apresentação estabelecidos no template, incluindo numeração, título e indicação de fonte.


A seguir, especifica-se a estrutura esperada para cada tipo de manuscrito aceito pela revista:

Artigo empírico: deve apresentar introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. A metodologia deve detalhar o delineamento da pesquisa, participantes, instrumentos, procedimentos de coleta e análise de dados, bem como os aspectos éticos envolvidos.


Revisão sistemática e integrativa: deve conter introdução, objetivo, procedimentos metodológicos da revisão (inclusive critérios de inclusão e exclusão, bases de dados e estratégias de análise), resultados da síntese, discussão e conclusão.


Ensaio teórico: deve apresentar introdução, fundamentação teórica, desenvolvimento argumentativo, considerações finais e referências. A estrutura interna pode ser flexível, desde que evidencie uma construção crítica fundamentada.


Relato de experiência: deve conter introdução, apresentação do contexto e dos
objetivos, descrição da experiência, análise crítica, considerações finais e referências.


Todos os manuscritos serão submetidos à avaliação por pares, em processo duplo-
cego, garantindo anonimato entre autores e avaliadores. A aceitação para publicação estará condicionada ao atendimento integral destas normas, à pertinência do tema com o escopo da revista e à qualidade acadêmica do texto submetido.

Política de Acesso Livre


Esta revista adota o modelo de acesso aberto imediato, alinhando-se ao princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico contribui para a ampla democratização do saber em nível global.

Política Anti-Plágio


Todos os artigos submetidos à Revista et al (Education & Technology for Advancing Learning) passam por um rigoroso processo de verificação de plágio antes de serem encaminhados para avaliação pelos pareceristas.


A Revista et al. (Education & Technology for Advancing Learning) repudia qualquer forma de plágio e ressalta que é de responsabilidade exclusiva do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando é identificado indício de plágio, o artigo será arquivado.

Processo de Avaliação pelos Pares


Os manuscritos submetidos à revista passam por um processo de avaliação em duas fases. Na primeira, os Editores realizam uma análise preliminar, conhecida como desk review, para verificar a conformidade do conteúdo com as diretrizes da revista, o escopo e a qualidade do material. Além disso, será realizada uma verificação de plágio e detecção do uso de IA. Caso o manuscrito não atenda às normas e requisitos estabelecidos nas diretrizes para os autores, ele será devolvido, com as correções ou ajustes necessários indicados.


Caso o manuscrito seja aprovado nesta etapa, ele é enviado para dois pareceristas ad hoc, especialistas na área, que realizam uma avaliação detalhada e rigorosa do texto. Todo o processo é conduzido de maneira anônima, utilizando o sistema duplo-cego (double blind review), de modo que tanto os autores quanto os revisores permanecem desconhecidos uns para os outros. Se houver divergência nos pareceres, o editor encaminha o manuscrito para um terceiro avaliador. O conselho editorial revisa e considera os pareceres para tomar a decisão final. A seleção dos pareceristas segue critérios específicos: eles não podem ter o mesmo vínculo institucional que os autores e devem ter vínculos institucionais distintos entre si e dos autores do manuscrito em avaliação. 


O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à Revista et al (Education & Technology for Advancing Learning) pode envolver várias rodadas, de acordo com os pareceres dos avaliadores e as correções realizadas pelos autores.


Na segunda etapa, os artigos podem ser:

  • Rejeitados: Quando os pareceristas indicam falhas significativas na metodologia, na validade dos dados ou na originalidade do conteúdo.

  • Aceitos para publicação: Quando as correções necessárias são pequenas e não exigem nova rodada de avaliação.

  • Aceitos com modificações: Quando o artigo não é rejeitado, mas requer modificações mais profundas. Após os ajustes, o artigo será reavaliado pelo editor e pelos revisores, se necessário.


Correções ortográficas e gramaticais, bem como ajustes nos resumos e títulos em inglês e em espanhol são de responsabilidade dos autores. Não serão aceitas alterações após a revisão final. Os artigos aprovados serão publicados na ordem de submissão.

Critérios de Submissão

Para garantir a qualidade acadêmica e científica dos manuscritos, os artigos científicos empíricos devem ter, no mínimo, um doutor entre os autores, visto que esses trabalhos exigem uma análise aprofundada e uma fundamentação teórica robusta.


As revisões sistemáticas de literatura e os ensaios teóricos devem contar com pelo menos um mestre entre os autores, garantindo que o conhecimento teórico e metodológico necessário para esses tipos de artigos seja adequadamente abordado e discutido.


Por outro lado, os relatos de experiências pedagógicas e profissionais podem ser elaborados por professores ou especialistas com experiência prática significativa na área educacional. O objetivo é valorizar o conhecimento aplicado e as práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento do campo educacional.


Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, originais e não podem estar
simultaneamente em avaliação por outros periódicos ou livros. A publicação ocorre em língua portuguesa e inglesa seguindo as diretrizes editoriais.


Com uma abordagem ampla e integradora, a Revista et al. (Education & Technology for Advancing Learning) busca ser um espaço de referência para a disseminação de conhecimentos que inspirem práticas transformadoras, políticas públicas efetivas e inovações nas áreas de Educação, Ciências Humanas e Sociais, e Saúde.

Tipos de Contribuições

Serão aceitos:
Artigos científicos empíricos;
Revisões sistemáticas de literatura;
Ensaios teóricos;
Relatos de experiências pedagógicas e profissionais.

Diretrizes para os autores

Instruções gerais para submissão:


Para realizar a submissão, o autor correspondente deve enviar o manuscrito para o e-mail [contato@et-al.com.br], incluindo:


1. Artigo: O manuscrito deve ser enviado conforme as normas da revista, sem identificar os autores no corpo do texto. 

2. Carta de Identificação: A carta de identificação deve seguir o modelo abaixo e incluir as seguintes informações:

  • Nome completo do trabalho.

  • Nome completo de todos os autores.

  • Instituições dos autores (com endereço de correspondência e e-mail de contato).

  • Titulação acadêmica de cada autor (a maior titulação acadêmica de cada autor, como Doutor, Mestre, etc.).

  • ORCID de cada autor (é obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo).

3. Declaração de Originalidade e Ciência Aberta: A declaração de originalidade deve seguir o modelo fornecido e incluir a seguinte declaração:

  • Declaração de que o artigo é original e inédito, e que não está sendo avaliado para publicação por outra revista.

  • Declaração sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.

Submissão

bottom of page